roçado - traduzione in russo
Diclib.com
Dizionario in linea

roçado - traduzione in russo

MUNICÍPIO BRASILEIRO EM SANTA CATARINA
Serraria (São José); Serraria (Santa Catarina); São José (SC); Bela Vista (São José); Floresta (São José); Roçado; Centro (São José)
  • A Arena Petry, no Sertão do Maruim.
  • O bairro Kobrasol. Os bairros Kobrasol e Campinas são os mais verticalizados da cidade.
  • Campus São José do Instituto Federal de Santa Catarina.
  • As ruínas da antiga ponte sobre o rio Maruim no bairro Ponta de Baixo. O rio divide a cidade do município da Palhoça.
  • Prédio da Prefeitura, na Praia Comprida.
  • Panorâmica de São José, com o bairro Bosque das Mansões no primeiro plano e os prédios do Kobrasol e de Campinas. No fundo, a [[Ilha de Santa Catarina]].
  • O Morro da Pedra Branca, o ponto mais alto de São José, é bastante usado por praticantes de trilhas.
  • A Avenida Acioni Souza Filho, a Beira-Mar de São José, e seu aterro, construído no início dos anos 2000.

roçado m      

1) расчищенное под пашню место;
2) прогалина;
3) браз плантация (маниоки, фасоли, риса и т. п.)
roçado      
I. adj скалистый;
II. m скалы, утёсы
roçar      
- рубить, валить (деревья);
- срезать; подрезать под корень;
- тереть; истирать; подвергать трению;
- слегка касаться

Definizione

Roçado
m.
Terreno, em que se roçou o mato e que se preparou para ser cultivado.
Clareira entre o mato.
(De "roçar")

Wikipedia

São José (Santa Catarina)

São José é um município localizado no estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, era de 253 705 habitantes. É a quarta cidade mais populosa de Santa Catarina e a 116ª do Brasil. Faz parte da Grande Florianópolis, com sua área urbana conurbada com as cidades vizinhas de Florianópolis, Biguaçu e Palhoça, formando assim, a maior concentração urbana de Santa Catarina.

A cidade, colonizada principalmente por açorianos, é povoada desde o século XVIII e teve diversas fases na sua história, tendo sido por décadas um importante entreposto comercial, recebido os primeiros colonos alemães do Brasil e atingido um status de eixo comercial e cultural. Uma fase de decadência se seguiu entre os anos 1930 e 1960, quando o município virou uma cidade dormitório de Florianópolis, que compartilha sua única fronteira terrestre com São José. Essa situação mudou nos últimos anos, e apesar da capital ainda influenciar o município vizinho, seus bairros principais hoje são tão relevantes quanto os de Florianópolis, a economia é uma das maiores do estado, tendo o 5º PIB de Santa Catarina, foi uma das 20 cidades que mais geraram emprego no Brasil no ano de 2019 e a qualidade de vida tem índices elevados para os padrões brasileiros.

A economia josefense hoje é bastante diversa, sendo hoje baseada na comércio e serviços, além da indústria, que é praticamente inexistente na capital catarinense e acaba sendo suprida por São José e as outras cidades da região. A cidade se destaca na indústria tecnológica, de alimentos, metalmecânica e na construção civil, sendo uma das dez cidades mais verticalizadas proporcionalmente do Brasil.

A região mais urbanizada fica em volta da BR-101, tendo bairros recentes e verticais como o Kobrasol e grandes loteamentos urbanos. A parte a oeste ainda possui morros com vegetação abundante e áreas rurais. No sul fica o Aeroclube de Santa Catarina. São José ainda sedia campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Universidade Estácio de Sá, além de manter um centro universitário próprio chamado USJ.